Fala pessoal!!! A pergunta de hoje é: Como anda os seus estudos?
Não é segredo para ninguem que nuvem está “quente” no mercado. E quem ficar fora dessa onda não conseguirá se destacar no mercado. E não é diferente com o Microsoft Azure, uma plataforma completa com inúmeros serviços que poderão ser consumidos a um preço justo, um preço que qualquer empresa consegue pagar.
Depois que escrevi o post Como me certificar em Microsoft Azure recebi vários pedidos como: Onde você estudou? Como você estudou? Qual material utilizou?
Pois bem, vou descrever um pouco de minha historia para conseguir me certificar em Azure e dar algumas dicas.
1 – Horário de estudos
Crie um hábito. Quando quero certificar-me em alguma ferramenta tiro 1 hora por dia, isso mesmo apenas 1 hora, para estudar. Prefiro estudar na primeira hora do dia, entre 8:00h e 9:00h. Na antiga empresa que trabalhava solicitei ao gestor e me concederam essa hora. Solicite à sua empresa também! Se o gestor quiser que você cresça dentro da empresa e na carreira ele não vai recusar.
2 – Teoria
Estudar teoria é chato né! Concordo com você, prefiro a prática. Porém há definições que são cobradas no exame que não são aprendidas na pratica. Você terá que dedicar-se muito na leitura de artigos, posts e livros. É uma tarefa árdua, mas quando partir para a prática verá que tudo aquilo que você leu faz todo o sentido. Você agora não faz um procedimento encontrado na internet sem saber o que está fazendo, mas faz porque entende o problema e sabe como resolve-lo.
3 – Prática
Pra mim é a parte mais gostosa dos estudos. Subir laboratórios, iniciar e parar servidores, publicar apps, configurar roteamentos, resolver erros, configurar permissões, etc. É aqui que você vai aplicar o que aprendeu na teoria. Faça muitos laboratórios, muitos, varios, inúmeros… Porque enfatizo? Porque é no laboratório que você vai fixar e aplicar todo o seu conhecimento. É no laboratório que você irá gravar os cmdlets do PowerShell e entender scripts, verá que iniciar uma maquina virtual no Azure não é só Next, Next, Finish, verá que Azure também tem erros e o troubleshooting é inevitável. 🙂
4 – Material para estudo
Encontrar material bom e organizado é dificil na internet.
Tudo começa pelo site oficial do exame da Microsoft. É onde você terá um guia atualizado do que será cobrado no exame. O site é https://www.microsoft.com/pt-br/learning/exam-70-533.aspx.
Quando estudei usei muito o site do AzureMan. O @bertwolters organizou um material de primeira para ajuda-lo na certificação. “Foi o meu guia!” 🙂
Gosto muito também do livro Exam Ref 70-533 Implementing Microsoft Azure Infrastructure Solutions é um livro direto ao ponto, sem aquele “lenga, lenga”. E é um livro razoavelmente barato.
Não podemos esquecer também de todo o material que o proprio site do Azure disponibililza. https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/
E para finalizar as indicações. Deixo também um site para realizarem laboratórios sem precisar de uma conta do Azure. O site disponibiliza uma série de laboratórios que você poderá divertir muito. O site é o HandOnLab
Espero ajudá-lo a dar mais um passo em sua carreira. Bons estudos e uma ótima prova!
Qualquer dúvida, só deixar nos comentários. E não deixe de compartilhar, alguém está procurando por esse material.
4 comentários
Thiago · 14 de junho de 2018 às 16:33
Ótimas dicas!!! Sabe informar se o livro indicado tem em ptbr?
Flavio Ferreira · 18 de junho de 2018 às 14:47
Thiago, hoje não conheço nenhum livro oficial em português para estudo de certificação.
Patricia Góis · 24 de novembro de 2017 às 10:49
Muito bom o conteúdo. Vou seguir a risca. Obrigada.
Flavio Ferreira · 8 de dezembro de 2017 às 19:46
Olá Patricia, fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Em breve postarei mais alguns. 🙂